COLÓQUIO
Património Cemiterial
Leiria, 15 de Junho de 2019

p pp botao org_v i l c



Apresentação:

      A Al-Baiäz - Associação de Defesa do Património tem entre as suas preocupações a defesa e a promoção de uma das mais negligenciadas áreas do património cultural: o Património Cemiterial.
     Nesse sentido, realizou, a 22 e 23 de Setembro de 2018, em Maçãs de Dona Maria (Alvaiázere), o Colóquio: Práticas Funerárias e Atitudes perante a Morte na Região Centro, da Pré-História ao Presente: Arqueologia, História, Arte e Antropologia.
     Mas, sendo imperioso alargar, a territórios mais vastos e mais distantes do que o Nordeste do Distrito de Leiria, essas suas preocupações, a Al-Baiäz lançou-se no irrecusável desfaio de expandir as suas actividades para outras regiões geográficas próximas.
     E possuindo a capital do Distrito um dos mais valiosos cemitérios oitocentistas portugueses, a Al-Baiäz decidiu organizar em Leiria um colóquio sobre Património Cemiterial, que terá entre os seus principais objectivos demontrar a importância histórica e artística do Cemitério de Santo António do Carrascal e consciencializar a população para a grande importância da preservação deste extraordinário conjunto monumental .
    A enorme riqueza patrimonial deste cemitério convoca  Leiria a aplicar ao seu acervo de construções fúnerárias o conjunto de conhecimentos teóricos e de experiências práticas que constituem, hoje, instrumentos de trabalho dos técnicos  encarregados da gestão cemiterial nas mais importantes cidades europeias, entre as quais se acham algumas cidades lusas, como Lisboa, Porto, Coimbra e Loures.
    Com este evento, vamos, também, ao encontro dos anseios de um número cada vez mais dilatado de portugueses que pretendem ampliar os seus conhecimentos acerca de temas diversificados como as atitudes perante a morte, a arte funerária ou o turismo cemiterial.
    A importância do património cemiterial manifesta-se, em toda a Europa, pela multiplicação de eventos culturais e turísticos em numerosos cemitérios estrangeiros e nacionais, e está bem patente na existência de uma vigorosa "Rede de Cemitérios Significativos" (Association of Significant Cemeteries of Europe) e na "Rota de Cemitérios Europeus" (European Cemeteries Route).